sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

12 Causas para uma lesão

Por vezes uma pessoa que corre, pode ser atingida por uma lesão sem dar muito bem conta dos motivos por que a mesma surgiu. Primeiro começa uma ligeira impressão, para depois, ao fim de alguns dias ou semanas transformar-se numa dor aguda que impossibilita correr, como da mesma forma, pode surgir de um momento para o outro, em plena corrida.
Para uma maior prevenção contra este tipo de situações e no intuito de dar um maior esclarecimento a quem gosta de correr, vou dar uma imagem, das principais causas do aparecimento regular de lesões , sempre tão desmoralizantes para qualquer entusiasta de um simples desporto como é a corrida.
1- Fraca flexibilidade - Os nossos músculos tensos e rígidos estão mais sujeitos a lesões do que outros bem exercitados ao nível da flexibilidade. Este é um problema sempre esquecido pelos corredores desejosos de fazerem mais uns minutos de corrida, desprezando quase sempre alguns importantes exercícios adequados a isso. Nunca se esqueça deles antes e depois da sua corrida e comece em forma descontraída e lenta.
2 - Pé fraco - Os nossos pés tocam no solo à razão de 1000 batimentos durante um período de 7 a 12 minutos de corrida, conforme a amplitude da passada e o andamento do treino. Estes números podem parecer exagerados, principalmente se pensarmos que durante, por exemplo, uma semana qualquer, um corredor mediano cobrirá facilmente um total de 5 a 7 horas de corrida, ou seja, qualquer coisa como 30.000 a 42.000 batimentos no solo. Com estes dados é mais fácil começarmos a compreender a razão da maioria das lesões no conjunto ósseo-muscular do pé. O atleta deve ter sempre o conjunto articular do pé forte e preparado para os esforços a que se propõe. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, vêm as lesões. Tenha muito cuidado com o tipo de sapatos que utiliza e com os terrenos em que corre.
3 - Excesso de treino- Se tem pouca base de distância, um aumento súbito da mesma é a certeza de lesão. O organismo do ser humano é uma excelente máquina bem preparada para tudo, mas que deve ser exercitada gradualmente de forma a possibilitar um equilíbrio dos diferentes esforços. Se é certo que a maioria dos principiantes procura absorver cada pormenor da corrida tendo em vista a progressão rápida, não podemos esquecer que quanto mais rápida for a progressão mais perigos existem de lesões. 
4 - Descuidos nos Períodos Fracos- Ao mínimo sinal de lesão tenha calma. Mais vale perder um treino do que estar meses e meses parado. Da mesma forma, quando recomeçar os treinos depois de qualquer lesão, procure respeitar as normas que o seu Médico\Fisioterapeuta lhe aconselhou, uma lesão mal curada é algo que fica sempre para a vida desportiva do atleta e as suas mais graves consequências só repercutem anos mais tarde. Nos períodos mais fracos da sua saúde, procure diminuir também a preparação. Lembre que o corpo não é uma máquina indiferente a avarias.
5 - Falta de Apoio- Existem vários especialistas que recomendam o repouso como o melhor remédio para a cura dos males. Enfim, hoje está provado que o movimento, desde que respeitando as suas conseqüências fisiológicas, é algo bem mais importante do que se imaginaria há algumas dezenas de anos. Tenha sempre o cuidado de procurar apoio técnico junto de pessoas competentes e que sintam os problemas dos corredores.
6 - Fatores Ambientais- Procure um grupo de corrida que encare a preparação como algo de descontração e bem estar e nunca como aquela alavanca que vai possibilitar vencer tudo e todos. O meio ambiente é fundamental para a forma de encontrar o seu equilíbrio e adapta-se ao esforço exigido. Para os colegas de corrida novos tenha sempre uma palavra amiga, deve aparecer sempre como uma excelente forma de descontração e nunca como uma carga para prejudicar o bem estar de cada um.
Procure correr descontraído e de preferência em grupo. Um bom ambiente de treino, é um excelente método para a descontração e bem estar do corredor.Um corredor que se encontre só no seu treino habitual está mais sujeito a abandonar a atividade. Viva o treino, brinque com o seu colega do lado, aproveite para contar e escutar as despreocupações de cada um e assim o treino surgirá como um prazer e não como uma continuação das possíveis preocupações diárias.
7 - Hábitos Impróprios de Treino- Súbitas mudanças de intensidade, duração e frequência dos seus treinos devem ser evitados. Da mesma maneira, mudanças de tipo de piso ( de mole para duro, por exemplo ) e métodos podem ter graves repercussões. Procure, pouco a pouco encontrar o método de preparação que mais garantias de rendimento lhe possibilite, assim como uma certa segurança na progressão da atividade. Se o seu colega, às quartas feiras, tem por esquema subir a montanha mais próxima, isso não significa que também o tenha que fazer.
8 - Stress Tensão- As lesões surgem normalmente nos períodos difíceis do corredor, não só, por exemplo, por se treinar em excesso, mas também, por outros casos de tensão do seu dia a dia. Um atleta tenso suporta mal os esforços, irrita-se mais com mais facilidade, é mais vulnerável à doença. Sintomas de insônia, fadiga geral e fácil irritação são sinônimos de excesso de treino sempre possíveis de evitar.
9 - Desequilíbrio Muscular- Se observarmos os corredores que treinam, por exemplo só em terrenos acidentados, facilmente concluiremos que os seus músculos inferiores se encontram desenvolvidos. O inverso também é verdade, principalmente para aqueles que só correm em torno de uma pista.
Estes dados demonstram que certos grupos musculares ficam mais desenvolvidos do que outros e quando, por qualquer motivo, se muda de terreno, tais grupos, em regra pouco solicitados no treino, acusam o esforço e lesionam-se. Sob o ponto de vista científico, este problema é demonstrado pelas variações do esforço entre os músculos agonistas, solicitados para o esforço e os antagonistas. Assim ao correr há alguns músculos que descansam e outros que estão em plena atividade, numa sucessão que ao fim, permite o melhor rendimento.
Na prática, deve-se variar os tipos de terreno e respectivas percentagens de inclinação de forma a possibilitar uma perfeita e desejável musculação natural. Paralelamente, é importante, também, um reforço gradual dos músculos abdominais e quadríceps.
10 - Desigual Comprimento das Pernas- É muito raro as nossa pernas serem rigorosamente iguais, ou melhor, terem o mesmo comprimento e cerca de 50% dos corredores têm lesões originadas por esse fato. As diferenças são apenas de alguns milímetros, mas, as milhares de passadas começam a fadigar mais um determinado local do que outro e, depois aí estão as micro lesões, cujas consequências são por vezes bem graves.
Atingido por elas, o corredor, normalmente, não pensa que a causa pode estar num ou outro milímetro de diferença entre as suas pernas esquerda e direita. Limita-se a usar esta ou aquela pomada, a dor desaparece para voltar pouco tempo depois, sem que se saiba muito bem como. Geralmente recorre-se a dizer mal da pomada, muda-se para outra, mas a causa do mal fica intocável e muitas vezes desconhecida. 
11 - Falta de Massagem Muscular- Aplicada por um especialista em Medicina Desportiva, a massagem profunda é bastante eficaz para melhorar a zona dos tecidos afetados e dos músculos rijos, no entanto se não houver essa possibilidade, aconselho a depois de cada treino a fazer uma automassagem nas pernas, sempre de baixo para cima.
12 - Sapatos Velhos e gastos - Tenha sempre em atenção que muitas das lesões podem ter a ver com o desgaste natural dos nossos sapatos de corrida, é preferível trocar de sapatos, assim que eles começam a dar mostras de desgaste do que, ter de parar um ou dois meses por causa deles.

Texto original retirado do site www.omundodacorrida.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário