quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cãimbras

As cãimbras são espasmos musculares involuntários, súbitos e dolorosos de um músculo ou de um grupo muscular. Ocorrem como conseqüência de um estímulo local, metabólico ou isquêmico do músculo, como perda de cloreto de sódio, pelo calor provocando grande sudorese, inadequada irrigação sangüínea para o músculo ou a perda de sódio e água nos exercícios de alta intensidade, ou fatores metabólicos como hipocalcemia e hipopotassemia.
Geralmente não causam maiores problemas, quando ocorrem de maneira isolada, mas devem ser investigadas quando tornam-se frequentes e intensas. L.Parisi et al, chamam atenção do fato que as câimbras existem associadas a uma grande quantidade de doenças chamadas miopatias, neuropatias, doenças do neurônio motor, distúrbios metabólicos e das glândulas endócrinas.
Prevenção
Para diminuir a ocorrência de câimbras após os exercícios, deve-se procurar manter uma boa hidratação associado co reposição eletrolítica, realizar alongamentos antes e depois dos exercícios. Adotar uma alimentação balanceada para evitar carências nutricionais e vitamínicas.
Tratamento
Como tratamento imediato é preconizado a aplicação de compressas quentes para melhorar o fluxo sangüíneo local, massagem no local para melhorar também a oxigenação muscular e a realização de alongamentos lentos e gradativos, nos músculos afetados. É importante a busca em saber quais são as causas secudárias, principalmente no caso das câimbras serem difusas, recorrentes ou severas, sendo causadas por hipocalcemia ou hipomagnesemia, sendo necessário a correta reposição destes eletrólitos
Stefan Tornquist Consultório de Fisioterapia
Av. Venâncio Aires, 77 - Cidade Baixa, Porto Alegre

Um comentário: