quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Kinesio Taping



Agora você poderá realizar suas sessões de Fisioterapia com colocação de Kinesio Taping em 2 endereços na cidade de Porto Alegre:
- Consultório de Fisioterapia na Avenida Venâncio Aires, 77 (51) 9968-7098
- CIPROS(IOF) na Avenida João Pessoa, 2510 (51) 3272-7726

O método Kinesio Taping® ou Bandagens Elásticas Funcionais é um método utilizado na área de reabilitação e esportiva, que devido a sua praticidade e eficiência tem se difundindo por todo o mundo, em alguns locais, já está sendo utilizado como padrão ouro "gold standard" na reabilitação, no tratamento de desordens funcionais e redução de linfedema. Buscou-se dar aos pacientes e aos atletas um suporte funcional além de proporcionar a reabilitação do segmento afetado, podendo ser utilizada em qualquer parte do corpo durante sua amplitude de movimento normal.
Promove estímulos mecânicos (elásticos) duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos através de mecanorreceptores encontrados na epiderme e derme. Estes receptores fornecem informações exclusivamente sobre eventos externos que afetam o nosso organismo e dão ao sistema articular elementar a habilidade para detectar estímulos aplicados à pele sobre pequenas e grandes áreas e com duração curtas e contínuas.
Segundo Kase (2003) estas informações produzem vários efeitos, tais como: Diminuição da dor e da sensação de desconforto; Promove suporte durante a contração muscular; Diminui a congestão do fluxo linfático, assim como extravasamento sangüíneo subcutâneo; Ajuda nas correções dos desvios articulares; Promove auxílio na contração muscular; Promove estímulos e aumento da propriocepção.
O sucesso desta técnica esta associada as particularidades da fita de bandagem. Possui características elásticas (130-140% próximo do tecido muscular), expande-se apenas em 1 sentido, longitudinalmente. Característica delgada (espessura e peso similares a pele), porosa (permitindo as trocas gasosas), confeccionada algodão (alta tolerabilidade da pele). Possui uma cola sensível ao calor e não possui princípios ativos (medicamentos); Não tem função de imobilização; Hipoalergênica, à prova d'água e com a vantagem de poder ser utilizada por 24hrs por dia durante 3 a 5 dias seguidos.

Finalidade da Kinesio Taping
- Criar um aumento da estabilidade articular;
- Reduzir as solicitações sobre as estruturas capsuloligamentares, fasciais, musculotendíneas e ósseas;
- Eliminar ou reduzir a dor;
- Ser um recurso válido na fase de recuperação, permitindo um retorno mais precoce e seguro;
- Prevenir acidentes típicos do esporte praticado pelo atleta ou a que esteja continuamente predisposto por fatores congênitos ou adquiridos;
- Criar mecanismos inibidores ao movimento, desfrutando da ação mecânica e exteroceptiva da bandagem;
- Dar uma sensação de segurança;
Função Linfática
A propriedade elástica da bandagem eleva a pele e massageia suavemente a região com seus movimentos, devido a este movimento ocorrem trocas de pressão na superfície da pele favorecendo a abertura e fechamento dos vasos linfáticos. O efeito da bandagem sobre os músculos melhora o mecanismo linfático profundo, levando a uma redução do edema, removendo substâncias nociceptivas, diminuindo a pressão sobre os nociceptores, diminuindo a dor e a melhora da sensibilidade normal.

Função Muscular
Utilizada de maneira repetida e assistida leva a uma melhora da contração muscular, reduz a fadiga muscular melhorando sua resistência e desempenho. Alívio da dor ocasionado pela redução da ADM (técnica de inibição) seja ela articular, muscular ou óssea. Melhora da ADM (técnica de facilitação). Pode levar a uma redução da hipertonia através do feedback neurosensorial.

Função Articular
Condições patológicas frequentemente ocorrem por desalinhamentos e instabilidade articulares. Isso ocorre secundariamente a um desequilíbrio muscular, descobrindo desta forma as origens do desequilíbrio podem restituir a estabilidade com a bandagem elástica funcional. Levando a uma melhora do alinhamento das estruturas devido ao seu efeito sobre a fáscia\músculo e a melhora da dor. O efeito sobre a musculatura pode melhorar o alinhamento articular facilitando a relação agonista e antagonista. Promovendo o aumento da propriocepção devido os estímulos sobre os OTGs bem como inibir a hipermobilidade articular reduzindo o espasmo de proteção e dor.

Contra-indicações e precauções:
- Não aplicar sobre tecidos frágeis ou em fase de cicatrização;
- Não aplicar sobre regiões com atividade maligna (CA);
- Não aplicar sobre celulite ou infecções ativas;
- Cuidar com peles fracas;
- Cuidar com pacientes renais e asma;
- Cuidar com gestantes (aplicações baixo ventre);
- Cuidar com pacientes com infecções de órgãos internos graves;

Estas bandagens podem ser usadas em conjunto com outras terapias, tais como crioterapia, hidroterapia, massoterapia, estimulação elétrica, termoterapia.  Podendo ser utilizada em diversas áreas na reabilitação e vem sendo utilizada com sucesso nas áreas desportivas, traumatológicas e ortopédicas, neurológica; pediátrica, reumatológica, estética entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário