domingo, 27 de março de 2011

Síndrome do Túnel do carpo

O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formado superficialmente por um forte ligamento, chamado ligamento transversal do carpo, dentro do qual se localizam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio, e a metade interna do dedo anular. O nervo mediano localiza-se abaixo do ligamento transversal do carpo.
A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia por compressão do nervo mediano, que pode estar relacionada a atividades ocupacionais, que exijam esforços repetitivos. A STC resulta de qualquer lesão, que reduz significativamente o tamanho do túnel do carpo. A retenção de líquidos, infecção e exercício excessivo dos dedos podem causar tumefação dos tendões ou de suas bainhas sinoviais.
Esta síndrome caracteriza-se por dor e parestesia nos quatro primeiros dedos e no punho, dor no braço, fraqueza para realizar movimentos finos, hipoestesia no território do mediano, preservando ou não a sensação palmar e dormência na região sensorial do mediano, principalmente a noite. A evolução pode levar a atrofia tenar.
A STC é mais comum em mulheres entre 30 a 50 anos(3x1), trabalhadores industriais e indivíduos com trabalhos ou atividades de lazer que utilizam movimentos repetitivos das mãos e do punho ou que usam ferramentas de vibração. Frequentemente, os sintomas estão presentes nas duas mãos, mas são notados primeiramente na mão dominante.
O diagnóstico é feito por exame clínico, através da história, exame físico e testes específicos. A história clínica e ocupacional deve ser rigorosamente coletada para verificar os fatores etiológicos envolvidos. Os primeiros sintomas normalmente aparecem após um trabalho manual intenso e repetitivo. As queixas podem ser vagas, como dor difusa, parestesia e fadiga muscular, evoluindo com alterações das funções sensitivas, motoras ou tróficas, porém sempre limitadas ao território do nervo mediano. Durante a inspeção em casos crônicos pode-se notar hipotrofia ou até atrofia da região tenar; no exame físico os movimentos de coordenação do polegar e do indicador apresentam-se alterados: débeis, rígidos e entorpecidos e a força de preensão diminuída. 
Os testes específicos mais utilizados são o teste de Phalen e o sinal de Tinel. Para o diagnóstico mais preciso é utilizada a eletroneuromiografia, na qual é verificada a velocidade de condução nervosa do nervo mediano.
O tratamento conservador consiste de Fisioterapia e o uso de medicamentos. Na Fisioterapia são realizados a cinesioterapia e a eletroterapia, além de prescrição de órteses. Todas essas medidas devem ser associadas a mudanças nas atividades de vida diária; bem como daquelas realizadas no ambiente de trabalho. São indicados medicamentos como antiinflamatórios não-esteróides, diuréticos, vitamina B6 e\ou infiltrações de corticóide. O uso da fonoforese soma os benefícios do ultra-som terapêutico aos do antiinflamatório. Os exercícios de movimentação ativa intermitente do punho e dos dedos reduzem a pressão no interior do tpunel do carpo, sendo parte importante do tratamento.

Drs. Sergio Lianza e Kizi Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário