quinta-feira, 12 de maio de 2011

Tendinite

De maneira geral, as causas das lesões no tendões encontra-se centralizadas nos microtraumas devido a cargas mecânicas repetitivas de fatores externos. Além disto, os pacientes em muitos casos apresentam predisposição anatômica resultante da falta de flexibilidade, fraqueza ou má postura. Estimativas indicam que as lesões crônicas nos tendões correspondem a 48% das doenças ocupacionais, enquanto lesões de excesso nos esportes correspondem de 30 a 50% de todas as lesões esportivas.

O termo tendinite indica inflamação do tendão ou da inserção musculotendínea. A condição é descrita como rompimentos microscópicos e inflamações nos tecidos dos tendões, muitas vezes resultantes da fadiga dos tecidos.
Os principais sintomas relatados por pacientes que apresentam tendinite são: Dor que pode ou não diminuir com o repouso, limitação funcional dos movimentos, edema, rigidez matinal, perda da força muscular, muitas vezes relatando casos de queda de objetos.

O tratamento consiste de repouso, podendo ser necessário o uso de imobilização temporária, mudança nas atividades que levem a dor, caso necessário mudanças na ergonomia do local do trabalho são importantes de serem realizadas, melhora da postura durante as atividades, alongamentos, massagem friccional, crioterapia(cuidado com casos de necrose), Ultra-som, Ondas Curtas e exercícios de reforço muscular, sendo os exercícios excêntricos bastante importantes de serem realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário